Uma empresa contratou o meu serviço de desenvolvimento de negócios pois tem o desejo de se tornar franqueadora, queria investir o mínimo possível para poder medir o resultado.
Durante as várias reuniões que aconteceram, foram surgindo inúmeras possibilidades para validar o modelo, então chegou-se a conclusão de que iriam validar buscando parceiros comerciais para a empresa.
Após ser criado toda a metodologia comercial de remuneração, processos e ferramentas surgiu um novo desafio: Onde vamos iniciar e qual é o tamanho do mercado para o parceiro?
Solução: Encontrar no mercado uma base de dados com a quantidade de empresas em cada cidade do Brasil.
Resultado: Encontramos a base de dados do governo (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas) que é atualizada mensalmente, extraímos ela e como o número de linhas é superior a 2.000.000 (limite do Excel) criamos o dashboard do link abaixo onde é possível fazer ver a quantidade de empresas por porte de cada cidade do Brasil.
Conclusão: Após o dashboard ter sido criado e ter dado visibilidade segura, rápida, visual e dinâmica, foi traçado o plano de prospecção do parceiro e inicio das atividades. Hoje é possível afirmar que a tomada de decisão para ampliação desses parceiros ou para inicio da busca por franqueados terá uma decisão mais rápida e assertiva na questão de decisão da área de atuação.