Empresas no Brasil
Uma empresa contratou o meu serviço de desenvolvimento de negócios pois tem o desejo de se tornar franqueadora, queria investir o mínimo possível para poder medir o resultado.
Durante as várias reuniões que aconteceram, foram surgindo inúmeras possibilidades para validar o modelo, então chegou-se a conclusão de que iriam validar buscando parceiros comerciais para a empresa.
Após ser criado toda a metodologia comercial de remuneração, processos e ferramentas surgiu um novo desafio: Onde vamos iniciar e qual é o tamanho do mercado para o parceiro?
Solução: Encontrar no mercado uma base de dados com a quantidade de empresas em cada cidade do Brasil.
Resultado: Encontramos a base de dados do governo (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas) que é atualizada mensalmente, extraímos ela e como o número de linhas é superior a 2.000.000 (limite do Excel) criamos o dashboard do link abaixo onde é possível fazer ver a quantidade de empresas por porte de cada cidade do Brasil.
Conclusão: Após o dashboard ter sido criado e ter dado visibilidade segura, rápida, visual e dinâmica, foi traçado o plano de prospecção do parceiro e inicio das atividades. Hoje é possível afirmar que a tomada de decisão para ampliação desses parceiros ou para inicio da busca por franqueados terá uma decisão mais rápida e assertiva na questão de decisão da área de atuação.
Dashboard de Vendas
Um novo gestor comercial foi contratado (em 2020) para cuidar do time comercial que era composto por 3 vendedores, 1 pré-vendas e 1 pessoa do marketing (tráfego pago, gestão de redes sociais e copy). Neste início ele viu que a empresa não tinha controle sobre as vendas, o CRM estava com informações dos clientes desatualizadas, onde estavam os clientes e qual era o perfil desses clientes.
Para resolver esse problema, o gestor solicitou a contração de uma pessoa para ser assistente comercial e de início a principal tarefa seria a de organizar todos os clientes do CRM, classificando-os conforme processo cuidadosamente elaborado para a necessidade da empresa.
Um dos desafios foi o de ajudar a diretoria na tomada de decisão sobre qual seria o valor do investimento em marketing para cada fabricante.
Solução: Elaborar um dashboard das vendas para identificar qual era o fabricante que mais se vendia.
Resultado: Implantou-se o dashboard do link abaixo (aqui está com dados fictícios) para essa tomada de decisão.
Conclusão: O fabricante que mais recebia investimento de marketing (33% do investimento) representava 6% do faturamento total, e o fabricante que menos recebia investimento de marketing (10% do investimento) representava 60% do faturamento.